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Dados do setor plástico indicam que competitividade é prioritária em 2013

A indústria brasileira é uma guerreira que enfrenta as maiores adversidades e, mesmo assim, mantém-se firme e forte, gerando empregos e riquezas, fomentando o desenvolvimento e contribuindo para que o país chegue cada vez mais perto do time das nações ricas. No entanto, ainda são muitas as adversidades que precisam ser vencidas, em especial no resgate de sua competitividade. Tais desafios são evidentes no relatório “Desempenho 2012/Expectativas para 2013”. Elaborado pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), o estudo apresenta dados importantes para que analisemos gargalos e planejemos as melhores estratégias para solucioná-los.

O primeiro ponto que salta aos olhos é o quanto o “custo Brasil” nos faz perder competitividade. Em 2012, exportamos US$ 1,29 bilhão, 15% a menos do que em 2011, quando vendemos US$ 1,51 bilhão ao exterior. Ao mesmo tempo, nossas importações de plásticos transformados tiveram um aumento de 4%, indo dos US$ 3,39 bilhões, em 2011, para US$ 3,51 bilhões. Ou seja, o Brasil vendeu muito menos e comprou muito mais. Em toneladas, importamos 697 em 2012, 6% a mais do que as 660 do ano anterior. E fornecemos 15% menos ao mercado internacional: 228,5 em 2012, contra os 267,8 de 2011. Diante desse cenário, foi inevitável que a balança comercial de transformados plásticos terminasse deficitária. Em reais, estamos com 4,6 bilhões negativos, 21% a mais dos 3,03 bilhões de 2011.
 
Quanto à produção, a de laminados plásticos foi a que apresentou o pior desempenho dentre os segmentos da indústria de transformados plásticos: houve 7% de queda em relação ao ano passado. Tanto a produção de embalagens como a de artefatos plásticos diversos no acumulado do ano permanecem nos mesmos níveis do registrado em 2011, apresentando, respectivamente, 0,16% e 0,36% de variação.
 
A despeito dos números relativos à produção e ao comércio exterior, geramos empregos: dos 351,3 mil postos de trabalho existentes na indústria do plástico em 2011, passamos para 354,5, isto é, cerca de 3.200 trabalhadores ingressaram no setor durante o ano que chega ao fim, um pouco abaixo do ano anterior. O fato de a nossa contribuição para a criação de postos de trabalho ter sido menor do que em 2011 é indicativo de perda de competitividade e requer reflexão.
 
Nossa perda de terreno no mercado externo se deve a fatores já bastante discutidos e debatidos em âmbito nacional. Ainda assim, cabe analisá-los mais uma vez e novamente conclamar a sociedade e as autoridades políticas a zelarem mais pela competitividade da indústria nacional.
 
O problema primordial diz respeito aos históricos problemas do “custo Brasil”: elevada carga tributária, problemas de infraestrutura que encarecem os insumos e dificultam o traslado do produto final e uma legislação trabalhista ultrapassada, que onera o empregador sem levar benefícios diretos aos trabalhadores. Recentes providências tomadas no sentido de desonerar a folha de pagamento foram importantes em nosso setor, embora insuficientes. Há, também, o problema do câmbio: ficamos a maior parte do ano com o real apreciado, o que sempre prejudica as exportações, sobretudo porque temos de lidar com os concorrentes chineses, que mantêm o yen artificialmente depreciado, numa clara manobra para tornar seus produtos mais competitivos no âmbito externo. Os Estados Unidos igualmente vêm depreciando o dólar.
 
Vale ressaltar, ainda, que as medidas capazes de proporcionar uma efetiva queda no preço da energia elétrica são positivas, mas seus efeitos seriam ainda mais potencializados se viessem acompanhados de outras providências que permitissem reduzir os custos da produção.
 
Enquanto o segmento plástico brasileiro debatia os obstáculos de longa data, ocorria um aumento significativo do assédio de fornecedores internacionais. Estes, mediante o retraimento das economias europeia e norte-americana, precisaram desbravar novos nichos e foram agressivos nessa abordagem, negociando com bastante liberalidade, a fim de garantir espaço em outros mercados. Como se fosse pouco, a indústria do plástico enfrentou grave aumento – cerca de 20% – do preço das resinas termoplásticas, seu principal insumo. Enfim, não houve trégua para quem atua no setor.
 
Entretanto, também há números que merecem ser comemorados. Apesar das adversidades, o faturamento total da indústria de transformados plásticos foi de R$ 52,5 bilhões, aproximadamente 4,5% mais do que em 2011 (R$ 50,26 bilhões).
 
Para 2013, as expectativas são boas. Primeiramente, porque o setor não acredita que o crescimento pífio do PIB de 2012 irá se repetir no ano novo. As estimativas são de uma expansão média de 4%, com ligeira queda da inflação (esta deverá se manter em torno dos 5%).
 
Com base nessas estimativas macroeconômicas, projetamos um aumento de 1% na demanda por automóveis, de 4% na construção civil – com obras de infraestrutura e o Programa Minha Casa Minha Vida – e de 5% na produção de alimentos. Cabe observar que a melhoria de vida de parte da população, que hoje sai das camadas pobres para fazer parte da classe média, afeta positivamente a demanda por embalagens plásticas.
 
Dessa forma, o setor espera ter um aumento modesto, porém positivo, em sua produção física – algo em torno de 1%. O faturamento deverá ser 6,6% maior, o que significará um incremento real de 1,4%. Também devemos expandir em 3% o nosso número de postos de trabalho e manter o mesmo patamar de investimentos observados em 2012, algo em torno de R$ 2 bilhões.
 
Como afirmei no início deste artigo, a indústria brasileira é forte, guerreira. Mesmo assim, não pode prescindir de apoios e da atenção das autoridades no sentido de se delinearem políticas públicas que a fortaleçam. Isso não significa, em absoluto, dar proteção a um segmento em detrimento de outros. O governo, na boa intenção de proteger a manufatura nacional, aumentou a alíquota de importação de algumas resinas termoplásticas. Isso favoreceu o produtor interno e afetou negativamente todos os demais elos da cadeia produtiva do plástico. O mais grave é que prejudicou o consumidor final, pois é sobre ele que acabam recaindo os aumentos de custos.
 
O Brasil é o mais promissor de todos os países. Com medidas inteligentes, será possível alcançarmos nossas mais ambiciosas metas. Nossa indústria está pronta para fazer a sua parte.



Fonte: plástico.com.br
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